Rinoplastia ou Rinomodelação? Qual é a melhor escolha?

Rinoplastia ou Rinomodelação? Qual é a melhor escolha?

É muito comum a dúvida de pacientes sobre a diferença entre Rinoplastia e a Rinomodelação. Muitos acham que são a mesma coisa, mas não são!

 

A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico, definitivo, que podem aumentar ou diminuir as proporções do nariz. Melhora a estética baseada nos desejos da paciente e ainda trata a parte funcional (realizando septoplastia e o tradamento dos cornetos ou "carne esponjosa"), corrigindo os problemas respiratórios. É um procedimento que dura por volta de 3 horas, realizado sob anestesia local com sedação ou anestesia geral.

 

Já a Rinomodelação é um procedimento não cirúrgico, realizado em consultório sob anestesia tópica com uma pomada, onde aplicamos ácido hialurônico (através de uma agulha ou cânula) para corrigir defeitos do contorno do nariz. A duração do resultado é entre 2 a 3 anos. E a duração do procedimento é de aproximadamente 30 minutos, podendo a paciente retornar às suas atividade rotineiras (com excessão de atividade físicas) logo após.

 

Ao contrário da Rinoplastia, que é capaz de corrigir problemas respiratórios, a Rinomodelação trata principalmente as alterações estéticas, melhorando pouco os problemas respiratórios. 

 

É importante entender que a Rinomodelação é realizada com a injeção de ácido hialurônico, ou seja, não é capaz de reduzir volumes, se destinando principalmente a melhora da harmonia do nariz.

 

Podemos fazer na Rinomodelação a elevação e o afinamento da ponta, o tratamento da giba (elevação óssea localizada no dorso do nariz) e o tratamento da queda da ponta nasal com o sorriso.

 

A decisão entre qual procedimento escolher é tomado em conjunto com o cirurgião plástico. Além disso, é importante lembrar que qualquer um dos tratamentos deve ser realizado com um profissional altamente capacitado, sob o risco de uma resultado indesejado ou uma deformidade permanente.