Rinoplastia

Rinoplastia

ou Plástica do nariz


O nariz está localizado no centro da face. É de extrema importância o seu contorno harmônico na definição da beleza facial. Seu contorno anormal pode gerar desproporções estéticas em todos os ângulos da face, já que pode ser visualizado em todas as posições. Para que haja um bom resultado, é necessário que o nariz esteja apoiado em uma base ideal (uma face harmônica). Os contornos faciais devem ser condizentes com o biotipo facial e a simetria é uma importante característica da beleza.

O que é?

É a cirurgia para melhora estética do formato do nariz, podendo ser realizada em conjunto com a cirurgia funcional (desvio de septo ou tratamento da carne esponjosa), com objetivo de melhora da função respiratória, roncos, distúrbios de sono e sensação de obstrução nasal.

Como é realizada?

A cirurgia pode ser feita de forma aberta (onde há um pequeno corte na columela do nariz e dentro das narinas) ou fechada (onde o corte fica somente dentro das narinas). Raramente são utilizados tampões nasais. Na maioria dos casos, um dispositivo de silicone é implantado dentro do nariz e será retirado no pós operatório. O procedimento dura em torno de 2 a 4 horas dependendo da complexidade da cirurgia.

Tipo de Anestesia:

Anestesia local com sedação ou anestesia geral

Indicação:

Correção de deformidades nasais e dificuldades respiratórias.

Tempo de Internação:

12 horas

Pós operatório:

Nos casos onde a fratura nasal é realizada, será necessário a utilização de um suporte plástico sobre o nariz durante a primeira semana. Após a retirada, a imobilização com fitas adesivas microporadas é realizada por mais 1 a 3 semanas de acordo com a complexidade da cirurgia. Geralmente é necessário o afastamento das atividades habituais por um período de 7 a 10 dias. Inchaço e machas roxas na face são mais evidentes na primeira semana. A realização de drenagem linfática precoce reduz esse tempo de recuperação.

Location