Procedimentos de verão: Ainda dá tempo!

Procedimentos de verão: Ainda dá tempo!

Sempre me questionam qual é o tipo de cirurgia do verão ou do inverno. Nas regiões com clima frio, isso pode gerar alguma diferença no cotidiano dos cirurgiões plásticos. No restante do país, isso é um mito.

Muito gira em torno do pós-operatório. Antigamente, os modeladores cirúrgicos eram feitos de tecidos extremamente grossos e que permitiam pouca transpiração, tornando o seu uso diário um verdadeiro desafio. Com as novas tecnologias e a modernização dos tecidos, materiais leves foram incorporados ao modelador elástico, permitindo a transpiração e uma temperatura corporal agradável.

Porém, além disso, alguns procedimentos necessitam do uso de placas modeladoras e meias de compressão, aumentando mais um pouco a “parafernália” do pós-operatório. Mas, nada mais importante para a escolha da data da cirurgia que a motivação e a disponibilidade de tempo para se cuidar. As férias escolares, e os recessos de Natal e Ano Novo são grandes aliados, já que permitem um período de repouso sem preocupações com horários. É só fundamental lembrar que nesse período de recuperação pós-operatória, a exposição solar é proibida.

Vejo que, nessa época, o maior movimento no consultório é de jovens, que querem colocar próteses de silicone e estão em recesso da faculdade, ou até mesmo de mães, que aproveitam as férias escolares dos filhos como um período de tranquilidade para melhorar a autoestima, fazendo lipoescultura, abdominoplastia e mamoplastias.

Mas caso você não queira desperdiçar aquela tarde ensolarada na praia, os procedimentos de cosmiatria, como preenchimento com ácido hialurônico, estimuladores de colágeno e toxina botulínica, são excelentes para dar uma elevada na sua autoestima e pedem um tempo de recuperação muito rápido. Só não espere muito, pois você precisa de uma média de duas a três semanas para eliminar qualquer roxinho que algum desses procedimentos possa gerar na face e, assim, poder curtir o sol livremente com seu novo look para as festas de final de ano.