A Prótese de Mama deve ser colocada acima ou abaixo do músculo? Qual a melhor indicação?

A Prótese de Mama deve ser colocada acima ou abaixo do músculo? Qual a melhor indicação?

     O posicionamento da prótese de silicone depende de uma série de fatores, como a espessura do tecido mamário (fator principal), planejamento do cirurgião e possibilidades técnicas, necessidade de troca de posição do implante (caso a cirurgia seja para troca de prótese) e tipo de prótese utilizada.

 

     Quando o tecido glandular da mama tiver uma espessura menor que 2 centímetros, a colocação da prótese acima do músculo (na posição subglandular ou subfascial) facilitará o aparecimento de um fenômeno chamado rippling, que é um enrugamento do colo mamário geralmente visualizado com a inclinação do tórax da paciente para frente. Isso é mais visível durante atividades físicas ou quando a paciente se abaixa para pegar algo à sua frente. Nesses casos de glândula mamária com menos que 2 centímetros de espessura, eu costumo orientar a colocação da prótese abaixo do músculo através de uma técnica chamada de Dual Plane.

 

     Para essas pacientes com menos de 2 centímetros de tecido glandular, também existe a possibilidade de realizarmos uma lipoenxertia complementar, caso ela opte pela colocação da prótese acima do músculo e necessite realizar alguma lipoaspiração corporal. Utilizamos a gordura lipoaspirada de outras áreas corporais, que após um processo de purificação, é injetada dentro do tecido mamário para aumentar a sua espessura.

 

     Ao contrário disso, mamas mais volumosas se beneficiam do posicionamento da prótese acima do músculo, pois evitam o risco da queda do tecido glandular em uma prótese presa abaixo do músculo gerando o fenômeno da dupla mama (dupla bolha ou fenômeno da cachoeira). Nesse caso, a prótese se movimenta junto com a mama, gerando um efeito mais natural.

 

     Além disso, próteses do tipo gota (ou anatômicas) geralmente não devem ser posicionadas abaixo do músculo, pois a compressão muscular gera uma alteração no seu formato, perdendo o efeito natural que se deseja desse tipo de implante. Nos casos de reconstrução mamária, o posicionamento da prótese abaixo do músculo é obrigatório e devido à fina camada de tecido que recobre a prótese, mesmo um modelo anatômico apresenta um efeito mais natural.

 

     Assim, todas as possibilidades de tratamento devem ser discutidas com a paciente durante as consultas de pré-operatório, permitindo decidir em conjunto com o cirurgião qual a melhor técnica a ser utilizada.